Avançar para o conteúdo principal

Tipos de musica


Olá seguimores, então falando da nossa semana, a semana da musica, eu acho que maioria das pessoas gostão de musica, mas obvio que hexistem gostos diferentes em relação a musica, e nós todos não precisamos de gostar dos mesmos gostos, e por isso é que há umas pessoas a gostarem de um tipo de musica e outras outros tipos, mas acho que todos já conheçeram alguém a dizer que gostava de todos os generos, mas é obvio que essas pessoas tem algumas perferencias, mas a musica fornesse nos varios tipos e ela não deixa ninguem de parte, então bora lá, vamos conhecer os tipos de musica.
Já agora, nós nao vamos conceguir por todos, pois se não sabem a musica já vem de muito tempo atraz, por isso so posemos os ecenciais.

Dance: Em português conhecida como música dançante, iniciou nos anos 90 marcada por vários estilos da música eletrônica até hoje é ouvida em vários lugares, seria uma denominação para as músicas "pop" de todas as vertentes da E-music (música eletrônica) e não tem um estilo musical definido.A "Dance Music" pode ser definida por músicas de fácil assimilação e bem comerciais de todas as vertentes da música eletrônica, tem lugares garantidos em casas noturnas, festas, estações de rádios e shows, por serem produzidas " sobre medida" do gosto popular…

Black: A música negra ou black music também conhecida como música afro-brasileira no Brasil e música afro-americana nos Estados Unidos é um grupo de gêneros musicais que emergiram ou foramm influenciados pela cultura de descendentes africanos. As músicas tribais africanas foram trazidas pelos escravos para os países americanos, onde se mesclaram com outros ritmos europeus, formando novos gêneros musicais.

Musica de camara: Esta expressão começou a ser empregado em meados do século XVII, quando pequenos grupos de músicos, chamados conjunto, tocavam em câmaras, isto é, em salas particulares e não em igrejas ou lugares abertos em público; tocavam para seu próprio prazer e para os apreciadores da música.

Música Folclórica: É o conjunto de canções tradicionais de um povo. Tratam de quase todos os tipos de atividades humanas e muitas destas canções expressam crenças religiosas ou políticas de um povo ou descrevem sua história. A melodia e a letra de uma canção folclórica podem sofrer modificações no decorrer de um tempo, pois normalmente passam de geração em geração. Os principais tipos de música folclórica são as canções para dançar, as lendárias e as canções de danças e jogos infantis.
Samba: É caracterizado por uma seção de ritmo contendo a marcação, geralmente surdo ou tantã, o coração do samba'; e seu núcleo mais importante é geralmente reconhecido como cavaco e pandeiro. O pandeiro é o instrumento percussivo mais presente, aquele cuja batida é a mais completa. Um violão está sempre presente, e a maneira de tocar violão no samba popularizou o violão de sete cordas, por causa das sofisticadas linhas de contraponto utilizadas no gênero nas cordas mais graves. As letras falam basicamente de qualquer coisa, já que o samba é o ritmo nacional brasileiro. Esse subgênero engloba todos os outros.

Gospel: Música gospel é uma composição escrita para expressar a crença individual ou de uma comunidade com respeito a vida cristã. A música gospel é escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou cerimonial, ou como um produto de entretenimento para o mercado comercial. Contudo, o tema principal na maioria das músicas gospel é o louvor e adoração a Deus. De acordo com a revista Norte-americana, Gospel Today, dentre 2003 e 2008, sete gravadoras criaram divisões especiais somente para lidar com artistas Gospel; as estatísticas da mesma publicação indicaram que os selos independentes cresceram 50%, e o rendimento das vendas só de música Gospel chegou a triplicar nas últimas décadas, de US$180 milhões de dólares em 1980 a US$500 milhões em 1990,mas é também conhecido como música sacra.

Electronica: Música electrónica (português europeu) ou Música eletrônica (português brasileiro) é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos electrónicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. A habilidade de gravar sons não é absolutamente necessária para a produção de música eletrônica, mas é certamene bastante útil. O primeiro precursor do fonógrafo foi inventado em 1857 quando Leon Scott gravou pela primeira vez impressões de som em cilindros revestidos em carbono.

Funk: é um estilo bem característico da música negra norte-americana, desenvolvido a partir de meados dos anos 1960 por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Maceo Parker e Melvin Parker, a partir de uma mistura de soul music, soul jazz e R&B. O funk carioca é uma variedade do funk surgida na década de 1980, originada nas favelas do Rio de Janeiro, derivada ainda de subgêneros como o Miami Bass, devido à sua batida rápida e aos vocais graves. Chamado apenas de funk em seu local de origem, também é conhecido por funk carioca em outras regiões do país e por baile funk no Canadá.

Pagode: Ao longo dos anos 70, quando os emergentes sambistas se viram diante do bloqueio das rádios e das próprias escolas de samba (reféns de um Carnaval comercializado), os pagodes se tornaram a melhor opção para que suas composições fossem ouvidas e divulgadas. No início da década de 80, além do samba de terreiro, samba-canção,samba-enredo, partido-alto e outros, surgiu um estilo de samba chamado pagode. Pode-se também dizer que foi um movimento de sambistas.

Blues: é uma forma musical vocal e/ou que se fundamenta no uso instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva.

Sertanejo: no Brasil, denomina-se música sertaneja o estilo musical autoproclamado herdeiro da "música caipira" e da moda de viola, que se caracteriza pela melodia simples e melancólica; muitas vezes é chamada de música do interior. Hoje em dia, o termo música sertaneja vem, aos poucos, sendo substituído pelo termo música country devido à influência da música country norte-americana que a indústria brasileira está usando como novo segmento comercial na televisão e na indústria de gravação. No entanto, a partir da década de 1980, tem início uma exploração comercial massificada do estilo "sertanejo", somado, em muitos casos, à uma releitura de sucessos internacionais e mesmo da Jovem.

Pop: música pop é um gênero musical que apresenta um ritmo específico. Por vezes, o termo também é usado para designar qualquer tipo de música que alcance um alto número de vendas e/ou execuções (música popular). A música pop tem como marca a apreciação por parte de todo tipo de públicos, por isso os artistas que se dedicam a compor canções no estilo pop têm como principal objetivo a sua audiência e o seu sucesso comercial, muitas vezes cantando em diversos gêneros musicais. Entre várias cantoras, quatro podem ser consideradas as eternas divas do POP: Cher, coms seus eternos sucessos Believe, If I Could Turn Back Time, I Found Someone entre outros; Janet Jackson 7 singles do álbum no op 5 do Hot 100 da Billboard, Madonna conhecida como a cantora que nunca será esquecida por ser a rainha do pop e Britney Spears que é a princesa do pop, bateu vários recordes na música, considerados impossíveis de se realizar hoje em dia.

Rock: o Rock and roll surgiu nos Estados Unidos da América no final da anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo, durante e após a década de 1960. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinqüenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa"No final dos década de 1960 e início dos anos setentao rock desenvolveu diferentes subgêneroso folk rock, o blues-rock e o jazz-rock. O som do rock muitas vezes gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita (estilo blues) são por vezes utilizados como instrumentos solo.

Hip hop: é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960, nos Estados Unidos como forma de reação, aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades. O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, que anima a festa com suas rimas improvisadas,a instrumentação dos DJs, a dança do breakdance e a pintura do grafite. No Brasil, o movimento hip hop foi adotado onde surgiu com força nos anos 1980, dos tradicionais encontros na rua 25 de Maio e no metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos, sobretudo, pelos jovens negros e pobres de cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão. O hip hop emergiu no final da década de 1960 nos subúrbios n e latinos de Nova Iorque, estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros.

Rap: a sigla RAP é, pelo inglês, originária das iniciais de Rhythm And Poetry - Ritmo e Poesia. Rap é o discurso rítmico com rimas e é um dos elementos da música e cultura hip hop. No início da década de 70 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos da América, devido a uma crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. E um em especial, o DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos sistemas de som e do canto falado e foi se espalhando e popularizando entre as classes mais pobres ate chegar a atingir a alta sociedade. O rap, comercializado nos EUA, desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip hop, e começou com as festas nas ruas. Eles introduziam as grandes festas populares em grandes galpões,com a prática de ter um MC, que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão, gritando e encorajando com as palavras de rimas, até que foi se formando o rap.

SouSoul (do inglês. "alma") é um gênero musical dos Estados Unidos da América que nasceu do rhythm and blues e do gospel durante o final da década de 1950 e início da de 1960 entre os negros.Durante a mesma época, o termo soul já era usado nos EUA como um adjetivo usado em referência ao afro-americano, como em "soul food" ("comida de negro"). Esse uso apareceu justamente numa época de vários movimentos de liberalismo social, tanto com a revolução dos jovens com o uso das drogas, como os movimentos anti-guerra e anti-racial. Por consequência, a "música soul" nada mais era que uma referência a música dos negros, independente de gênero.Durante a década de 1960, surgiu até o programa de televisão estadunidense Soul Train, que apresentava os sucessos das canções dos negros daquele país, independente do gênero do sucesso musical.

Heavy Metal: é um gênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, na Inglaterra e nos Estados Unidos , tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso, maciço som, caracterizada por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema, em termos de volume, machismo, e teatralidade"[4O heavy metal se caracteriza tradicionalmente por guitarras altas e distorcidas, ritmos enfáticos, um som de baixo-e-bateria denso e vocais vigorosos.
Punk: a música punk desde suas origem até os dias de hoje passou por diversas mudanças e sub-divisões, englobando características que vão do pop-rock irônico e politicamente indiferente ao ruidoso discurso político panfletário. O estilo punk-rock tradicional caracteriza-se pelo uso de poucos acordesmúsica de curta duração e letras rebeldes, sarcásticas que podem ser politizadas ou não, em muitos casos uma manifestação de antipatia à cultura vigente.

Hardcore: o Techno Hardcore ou Hardcore é um estilo de música electrónica moderno, nascido nos princípios dos anos 90 nos Países Baixos. Caracteriza-se pela sua velocidade (algumas canções alcançam os 200 beats por minuto) e pelo característico BassDrum, que consiste em misturar uma distorção forte do tambor com um baixo. Existem varias raves entre elas temos a famosa Thunderdome, a também famosa Masters of Hardcore, Hellraiser, earthquake entre muitas onde a dança caracteristica do Hardcore é chamada de Hakkuh que, é dançada ao mexer as pernas e os braços em movimentos aleatórios deixando o tronco parado. Hardcore, no contexto punk, refere-se à cena musical surgidainternacionalmente através da "segunda onda" do punk, no começo da década de 1980, e mais comumente a um estilo de punk rock caracterizado inicialmente por tempos extremamente acelerados, canções curtas, letras baseadas no protesto político e social, revolta e frustrações individuais, cantadas de forma agressiva.E tbm se divide em melódico, emo.

MPB: surgiu exatamente em um momento de declínio da Bossa Nova, gênero renovador na música brasileira surgido na segunda metade da década de 1950, influenciado pelo jazz norte-americano, a Bossa Nova deu novas marcas ao samba tradicional. A música popular brasileira (MPB) é um gênero musical brasileiro,, apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova, depois passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock e o samba, dando origem a um estilo conhecido como samba-rock, a do música pop e do Samba, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros, e no fim da década 1990 a mistura da música latina influenciada pelo reggae e o samba, dando origem a um gênero conhecido como Swingue. Apesar de abrangente, a MPB não deve ser confundida com Música do Brasil, em que esta abarca diversos gêneros da música nacional, entre os quais o baião, a bossa nova, o choro, o frevo, o samba-rock, o forró, o Swingue e a própria MPB.

Jazz: é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos da América, tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região estadunidense de Nova Orleans e em suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes. O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana, esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias, no entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.

Tem muitos mais, como eu disse no começo, por isso se quiserem que façamos, uma semana aleatória podemos acrescentar a segunda parte deste post.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Resumos

DICA SOBRE ESCOLA: 1.Qual a razão de fazer resumos? Fazer resumos é muito importante para os teus estudos, um resumo, ajuda na aprendizagem, memorização e na revisão da matéria dada. Normalmente faz-se resumos para os testes, e normalmente resultam muito bem, para algumas pessoas a melhor opção para estudar é fazer resumo.  Mas para quem não consegue estudar com resumos pode tomar medidas diferentes de estudo, praticando, memorizando lendo e e.t.c 2.Pós e contras sobre resumos: CONTRAS: Demora muito mais  do que a simples leitura; Se você não fizer da maneira correta perderá muito tempo, com a falsa sensação de que está aprendendo; Funciona  mesmo  com quem aprende visulamente ;  aprendizes auditivos não se adaptam bem. PRÓS:  Desenvolvem a habilidade de diferenciar as ideias principais e secundárias de um texto; Estimulam a capacidade de escrita e de se expressar bem; Aumentam o vocabulário; ...