Olá maltinha! Espero que estejam todos muito bem. O post de hoje é sobre o Mar Aral um dos maiores lagos salgados do mundo, até nos temos inteferido... Não vô dar mais spoilers. Aqui está uma notícia escrita por nós sobre este lago e um link com a história mais detalhada e também um documentário do YouTube.
Em 1960 o mar Aral, situado na Ásia central entre o Cazaquistão e o Uzbequistão começou a secar.
Até este desastre ter acontecido, até à década de 60, o mar Aral era considerado o quarto maior mar salgado do mundo. Este ocupava um área de aproximadamente 68 mil Km2, se compararmos com a área de Portugal que é de 92 212 Km2 podemos afirmar que o Mar Aral é mais de metade de Portugal.
Esta situação foi causada pela ganancia do ser humano.
Quando, nós anos 69 a República Soviética Socialista dos Uzbeques passou a fazer parte do império soviético foi decidido criar uma enorme plantação de algodão. O grande problema destas plantações eram as condições que estas requisitavam, isto é, esta atividade económica necessitava de condições muito especiais que este local não tinha, necessitava de muita água então para resolver este problema tiveram de desviar as águas do *Amu Darya e do Syr Darya para o deserto circundante e para conseguir isso foram escavados à mão canais com milhares de quilómetros de irrigação.
Durante anos o nível das águas do mar Aral baixava drasticamente até que acabou por secar totalmente.
Mas o sal ficou, enquanto o nível das águas baixava, o sal ficava acumulado no solo o que o prejudicou e levou a morte de vários peixes. Está situação não afetou só os peixes e o solo também levou à morte de várias pessoas, a cancros, problemas respiratórios e doenças muito difíceis de tratar, também muitos bebes nasceram deficientes... O sal que estava no solo com o vento começou a voar e assim as pessoas inalaram-no junto com vários produtos químicos que eram utilizados na plantação de algodão.
Mas nem todo correu mal!
Após vários anos a tentar conter o problema foi encontrada uma solução que inacreditavelmente funcionou. Em 2005 foi finalizada a construção de uma barragem de 13 quilómetros na margem sul do mar setentrional (enquanto as águas do mar Aral desciam formou-se dois mares: o mar setentrional e o mar meridional) criando assim uma superfície de água alimentada pelo Syr Darya. Desde a construção da barragem que o mar setentrional tem recuperado mais depressa do que se previa.
Depois de um acontecimento como este, nós os humanos temos é de evitar e tomar as precauções necessárias para que no futuro não voltem a acontecer problemas como estes e para isso, nós os humanos temos de mudar!
Devemos sempre tomar as devidas precauções e antes de criar uma plantação assim tão grande investigar.
Investigar sobre a actividade que queremos implementar e as condições que esta necessita. Como vimos este problema foi causado pela ganancia do ser humano e em consequência dessa ganancia não tivemos em conta as condições que faltavam no mar Aral para a plantação de algodão o que levou a à seca do mar Aral. Então na minha opinião, para evitar futuros desastres como estes devemos: investigar, ter calma, olhar para todos os pontos e faze uma prespetiva dos pontos negativos e positivos da actividade que queremos implementar.
Outras das medidas para melhorar a vida destas pessoas era limpar estes locais que estão cheios de sal para que não se contamine mais o solo e usar menos produtos químicos para que estes não fiquem espalhados pelo ar.
O que é....
* O Amu Darya e o Syr Darya são os afluentes do mar Aral, é através destes dois rios que o mar Aral tem água
Link da história completa e mais detalhada:
(Muito obrigada pela vossa atenção, espero que tenham gostado e não se esqueçam de colocar nos comentários as vossas opiniões e dicas para os próximos temas e posts)
Comentários
Enviar um comentário